segunda-feira, 21 de junho de 2010

Arbitragem


 
 
 


A FIFA tem que parar com essa palhaçada de querer colocar juiz da Arábia Saudita, Mali, Cazaquistão, Uzbequistão, Malásia, Seychelles e outros lugares parecidos.
Aliás, Seychelles ou Seicheles, é uma nação insular localizada Oceano Índico ocidental, constituída por vários arquipélagos localizados a norte e nordeste de Madagáscar.

Agora eu te pergunto, que tradição no futebol tem Seychelles?
Coloque juízes que não tem contato com futebol, só vêm futebol a cada 4 anos, quando tem copa do mundo e você tem um cidadão que entra pra apitar e pode tranquilamente destruir uma partida.

Concordo que tenha que democratizar o futebol, mas isso não pode prejudicar a qualidade da partida e muito menos interferir no resultado final do jogo, como aconteceu entre EUA e Sérvia. Não estou aqui querendo defender seleção nenhuma, e sim fazer justiça. Tudo bem que outros árbitros de maior expressão e de países com maior tradição, como o francês do jogo do Brasil e que deixou os jogadores da Costa do Marfim baterem bastante.

Aí, a seleção nos países tem que ser mais bem feita. Porque a quantidade de juizes, e bom juizes, é muito maior num país de tradição como Alemanha, Itália, Argentina, Inglaterra, do que em Seychelles. Nessa copa eu já vi várias partidas sendo conduzidas por árbitros fracos enquanto Orcar Ruiz, Howard Webb, dois dos melhores do mundo, fizeram uma partida cada.

No Brasil vemos constantemente vários árbitros fraquíssimos e que tem a bandeira da FIFA estampada no seu uniforme como é o caso do carioca Marcelo de Lima Henrique. Como é feita essa seleção dos árbitros FIFA ?

Todo esse processo tem que ser reavaliado, e isso não é de hoje, afinal na copa de 2002 tivemos uma das piores arbitragens já registradas. Essa copa não está nem tão ruim assim, mas tem tido algumas falhas muito feias e decisivas.

Temos que registrar também que as câmeras e o show de imagens tem sido extraordinário, realmente muito bom, como a câmera em “super slow” e a câmera no teto do estádio, presa a 4 cabos e que percorre o campo inteiro. Tenho notado que a FIFA tem se preocupado muito com o visual, com as imagens mas tem esquecido alguns pontos do jogo propriamente dito.

Fica aqui o resgistro.

Vem mais corneta por aí, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário