quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curiosidades, superstições, e muito mais.


A copa do mundo é sempre cercada de muita expectativa para saber quem sairá vencedor, e as pessoas fazem de tudo para “dar sorte”. Tem gente que só assiste aos jogos da seleção com a mesma camisa, ou mesma cueca e por aí vai. Fazem cálculos, combinações numéricas, teorias e de tudo um pouco. Zagallo por exemplo utiliza em tudo o número 13. O técnico da frança, Raymond Domenech não convoca nenhum jogador do signo de escorpião.


Tem aquele que é pé frio, Mick Jagger, tem um histórico de partidas que ele assiste da seleção inglesa e quando aparece, o “English team” não vence. Nessa copa do mundo ele assistiu a derrota dos EUA para Gana e a derrota dos ingleses para os alemães.
Tem gente fazendo de tudo para que, depois da eliminação dos ingleses, ele torça pelo Brasil, o que é possível, por causa do seu filho com Luciana Gimenez, e outros querendo que ele torça pela Argentina.

O site do Terra, na sua parte de esportes publicou uma matéria de uma combinação maluca que aponta o Uruguai como campeão desse ano.

Eu também escrevi uma "teoria" que vem acontecendo na história das copas, vamos ver o que dá.


Mudando um pouco de assunto, eu estou fazendo uma pesquisa para saber quem são os melhores da copa até agora. Participe clicando aqui.
Em breve divulgarei a seleção eleita.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Espanha x Portugal - 8ª partida das oitavas


Como disse “El Loco Bielsa” e eu tenho que concordar, a Espanha faz do passe e do toque de bola uma obra de arte.
Muitos criticam o futebol apresentado pela Espanha, mas temos que analisar também da seguinte forma, a troca de passes da Espanha é praticamente perfeita; o passe é sempre com a intenção de encontrar um companheiro em melhor posição; quanto mais tempo você ficar com a bola, menos chances o seu adversário vai ter. Esses fatores mostram que ao contrário do que pensam alguns, o futebol espanhol é tático, é muito técnico e organizado.

Hoje a Espanha mostrou mais objetividade do que vem apresentando, se lançou com mais vontade, não que não tenha sido objetiva anteriormente, mas hoje ela encontrou a sua forma de jogar, como fez na Eurocopa de 2008.

O jogo foi bem aberto e logo no início os espanhóis foram ao ataque e tiveram boas chances, Portugal por sua vez teve também grandes chances. A partida foi bem aberta e de muitas oportunidades. Tem que ser destacada aqui a ótima partida do goleiro Eduardo de Portugal. Foi muito bem.

Fernando Torres ainda não está no melhor de sua forma física e ainda no primeiro tempo estava saindo muito da área e com isso a Espanha perdia sua referencia na área.

No segundo tempo, com a entrada de Fernando Llorente, no lugar do Torres, a Espanha melhorou bastante, não que o Llorente seja mais jogador que o Torres, mas entrou melhor na partida.

Llorente se movimentou bastante e criou boas chances. David Villa, sempre ele, em boa troca de passes, marcou para a Espanha, foi o gol da classificação.

Com esse resultado temos definidos todos os confrontos das quartas de final.

Holanda x Brasil – 02 / 07 / 2010 – 11hs

Uruguai x Gana – 02 / 07 / 2010 – 15h30

Argentina x Alemanha – 03 / 07 / 2010 – 11hs

Paraguai x Espanha – 03 / 07 / 2010 – 15h30

Até mais.

fotos: Terra

Erro ou não?

O jornal Folha de São Paulo, publicou em sua edição de hoje, dia seguinte à vitória do Brasil sobre o Chile, um anúncio da rede de supermercados Extra, que pertence ao grupo Pão de Açúcar, e que patrocina a seleção brasileira. Até aí, tudo normal, o problema é que o anúncio agradece a participação e diz que a seleção estará no nosso coração mesmo saindo do Mundial.


Transcrição do anúncio:
“A I quembu le sizwe sai do Mundial. Não do coração da gente.
Na África, no idioma Zulu, I quembu le sizwe é Seleção. Valeu Brasil. Nos vemos em 2014."

Podemos pensar em duas coisas para tal acontecimento, eles não acreditam tanto assim na seleção e esperam pela sua eliminação ou sabem de algo que todos nós não sabemos com certeza e já se prepararam. Isso não dá pra saber, mas que é muito estranho é.

Temos agora que esperar. Outros veículos de comunicação publicaram notícias a respeito do fato na internet.

Paraguai x Japão - 7ª partida das oitavas


Vimos hoje um jogo bem fraco, mas muito disputado entre Paraguai x Japão.
As duas equipes chegavam bem até a entrada da área adversária, depois disso esbarravam nas defesas. Tentaram muitas bolas cruzadas na área, mas sem um bom aproveitamento. O Paraguai insistiu muito nessas bolas aéreas e não mostrou o mesmo toque de bola que nas eliminatórias e na própria Copa do Mundo.

Com isso o jogo acabou zero a zero e fomos para a prorrogação, mas o jogo continuou igual, sem criatividade. As equipes estavam preocupadas em primeiro não perder para depois atacar e tentar vencer.

Ao término da prorrogação o placar se manteve e tivemos a primeira disputa de pênaltis nessa copa.

As duas equipes foram bem nas cobranças, os paraguaios buscaram mais as bolas rasteiras e nos cantos enquanto os japoneses cobraram no alto.
Em uma dessas cobranças altas, o bom lateral japonês Komano exagerou e acertou a trave.
Final do jogo em tempo normal: Paraguai 0 x 0 Japão
Final das cobranças de pênalti: Paraguai 5 x 4 Japão

Paraguai avança e espera o confronto entre Espanha x Portugal hoje à tarde para conhecer seu adversário.


fotos: Terra

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil x Chile - 6ª partida das oitavas


Como esperado o Brasil se classificou vencendo o Chile, “El loco Bielsa” realmente atacou a seleção brasileira e pra piorar, na hora que deveriam fazer uma marcação eficiente, não conseguiram.

Tem que ser destacada a ótima partida do Ramires, que marcou bem e foi ao ataque, mas tomou cartão amarelo e está fora da próxima partida.

Não teve muita novidade na partida, o Chile avançou e tomou gol nos contra ataques como era previsto. Final 3 a 0.

Eu acho que o Dunga, quis provar que os críticos estavam errados ao dizer que ele não sabe mexer durante a partida, que sempre faz as mesmas substituições e não enxerga o jogo. Mas hoje ele provou que todos os jornalistas estão certos em criticá-lo. As substituições feitas pelo Zangado hoje, foram no mínimo ridículas. Retirar o Robinho e colocar o Gilberto? Kléberson no lugar do Kaká? É piada. Tudo bem querer poupar os jogadores, até acho que devem ser feitas substituições nesse sentido, mas desde que você as aproveite para testar novas formações e criar opções.

Dos 23 jogadores convocados, ele levou 8 para o meio campo, desses 8, 6 são volantes de origem. Sobraram Julio Baptista, que também pode ser volante e Kaká.

Aí a piada tem que aparecer. “Para que tantos volantes se o burro não sabe dirigir?”
 
Botaoteca - Instant Button Dunga Burro

Holanda x Brasil nas quartas.

Esquema tático do Brasil

O Brasil é muito dependente do avanço dos laterais para ter boas jogadas, óbvio que eles devem subir, mas não pode ser a principal jogada.
- Gilberto Silva na realidade joga praticamente como um 3º zagueiro de área, quando o Brasil não tem a bola.
- Daniel Alves é um ótimo “lateral” que é sua função de origem, apesar de jogar aberto, não é o mais indicado para criar jogadas. Ele não deveria substituir o Elano.
- Ramires é rápido, marca bem, mas é segundo volante, não é meia de criação também. No Brasil foi criado um estigma que todo volante que tenha um pouquinho de habilidade vira um meia criativo.
- Kaká tem muita velocidade, mas não é “o camisa dez” que pare e pense o jogo, ou seja, suas subidas dependem da presença de alguém para tabelar com ele.
- Robinho joga como segundo atacante, mas ocupa sempre a área esquerda do ataque. É o único com habilidade para driblar e chamar a responsabilidade.
- Luis Fabiano não pode ser muito cobrado, por ser um centro avante de ofício, depende muito da bola no seu pé para finalizar.


- Quando joga o Elano, ele tem que fazer a marcação e ainda subir para criar, o que não deveria ser sua real função. Além disso, sobe pela direita para tabelar com o Maicon. Quando é bem marcado, complica muito. Tem um bom passe, o que ajuda muito.
- Felipe Melo faz a função de volante com toda violência e truculência que lhe é peculiar. Tem mais pontos negativos do que positivos. Tranquilamente substituível por outro volante qualquer.

Dunga me surpreendeu ao escalar o Ramires no lugar do Daniel Alves, particularmente eu achei que ele colocaria o Josué. Mesmo assim perdeu a oportunidade ser ousado realmente e complicar de vez a defesa do Chile. Poderia tranquilamente trocar a entrada do Daniel Alves, pela entrada do Nilmar.

Acredito que o Brasil não tenha dificuldades de passar pelo Chile, principalmente se os nossos vizinhos resolverem nos atacar.

Vamos ao jogo!!!

Holanda x Eslováquia – 5ª partida das oitavas


A Holanda começou impondo seu ritmo e mostrando seu estilo de jogo que se caracteriza pela posse de bola, poucos erros de passe, boas tabelas, e criatividade ofensiva.

O esquema de jogo da Holanda funciona assim:
Na defesa, uma linha de dois zagueiros e os laterais.
No meio, dois volantes de marcação, De Jong e Van Bommel e logo a frente o verdadeiro camisa 10 (o que falta ao Brasil), Sneijder.
No ataque, dois jogadores abertos, Kuyt e Robben, revezando nas pontas, mas voltando para marcar; logo à frente Van Persie de centro avante.


Sneijder comanda o meio campo holandês, dele saem as jogadas mais criativas, e os melhores passes. Como não poderia ser diferente em um de seus passes Robben recebeu na ponta direita, cortou para dentro (como é costumeiro) e chutou no canto para abrir o placar.

Após o gol, a Holanda, ou “laranja mecânica”, como é conhecida, esperou os eslovacos avançarem, o que não aconteceu. A transição demorada do ataque para a defesa impediu que a Eslováquia criasse boas chances, com isso, abusaram dos chutes de fora da área, mas também sem muita direção.

No segundo tempo a Holanda se arriscou algumas vezes ao ataque, mas esbarrou no goleiro Mucha, da Eslováquia. Ficou controlando o jogo e com muita frieza e já no fim do jogo, 38 minutos em boa jogada, Kuyt rolou a bola para Sneijder completar.

Depois do segundo gol, os eslovacos acordaram e até fizeram um gol em cobrança de pênalti, mas já aos 48 minutos.

Holanda classificada para a próxima fase e agora espera Brasil ou Chile.

Se passar o Brasil, e com o Robben jogando em cima do Michel Bastos e do Juan, o Brasil terá problemas.

Nos resta esperar.

Fotos: Terra.
Imagem Esquema tático: Diogo Albani

domingo, 27 de junho de 2010

Argentina x México - 4ª partida das oitavas


A Argentina entrou em campo sem um dos seus melhores jogadores, Juan Sebastian Veron, que dá uma consistência defensiva e tem um ótimo lançamento, no seu lugar, Maradona escalou Maxi Rodriguez, que joga mais ofensivamente. A Argentina ainda jogou sem seu melhor zagueiro que está lesionado, Walter Samuel, no seu lugar entrou Burdisso, como já havia acontecido na outra partida.

No início do jogo, os mexicanos avançaram e quase marcaram duas vezes, com 7 minutos, Salcido arrisca de fora da área e acerta a trave do goleiro Romero.

O jogo no primeiro tempo foi bem brigado, muito marcado. Em uma jogada rápida, e de habilidade, o craque fez a diferença, com um toque rápido, Messi deixou a bola para Tevez, mas o goleiro mexicano Pérez se antecipou e defendeu, no rebote, Messi novamente chutou por cima, mas Tevez no meio do caminho, e impedido, desviou para marcar o primeiro gol.

Oito minutos depois a zaga do México falhou feio, Osorio perdeu a bola na frente do artilheiro Higuaín, que não desperdiçou e driblando o goleiro mexicano, marcou o segundo gol argentino na partida.

No segundo tempo os argentinos continuaram batendo na porta e conseguiram, Tevez em um chute lindíssimo, acertou o ângulo do goleiro mexicano. Após o gol, os argentinos recuaram e esperaram a subida do México para jogar no contra ataque. O México ainda conseguiu marcar um gol, mas nada mais fizeram.

Final 3 a 1 para a Argentina. Agora os "hermanos" vão enfrentar os alemães, jogão.

fotos: Terra

Alemanha x Inglaterra - 3ª partida das oitavas


Juventude ou experiência ?
A Alemanha entrou em campo jogando com um esquema de 4-5-1, enquanto a Inglaterra com o seu tradicional 4-4-2.

A Alemanha começou com muita velocidade e com a criatividade do seu meio campo, principalmente do habilidoso meia Özil, apesar de não começar jogando muito bem.
A Alemanha conta com um meio campo de muita qualidade no passe, com Schweinsteiger de segundo volante, capaz de fazer vários bons lançamentos. Özil joga mais centralizado, Podolski pela esquerda, quase como um segundo atacante, Müller caindo pela direita e Klose de centro avante. Özil e Müller revezando em suas posições confundiram a marcação inglesa, inclusive com a saída do Klose de sua posição original.

Com essa movimentação alemã os ingleses se perderam na marcação e sofreram dois gols e poderiam ter sofrido ainda mais. Quando a Inglaterra acordou para a movimentação conseguiu pressionar e chegar ao seu primeiro gol e chegou ao segundo num chute de fora da área do Lampard que ainda acertou o travessão, quicou dentro do gol mas o arbitro não validou o gol.

Klose marcou seu décimo segundo em copas do mundo e se igualou ao Pelé.

No segundo tempo as duas equipes se estudaram muito e como era esperado a Inglaterra partiu com tudo para empatar e deu muito espaço para os contra ataques alemães. A frieza característica da Alemanha prevaleceu no momento da definição. Conseguiu produzir uma boa troca de passes e marcar no momento que precisou e matou o jogo. A Inglaterra se perdeu totalmente na marcação e não produziu mais nada.

Os irmãos Boateng avançam na copa, ontem foi o Kevin Prince Boateng que joga em Gana, hoje foi seu irmão que atua pela Alemanha.

O próximo confronto da Alemanha provavelmente será com a Argentina e repetiremos o confronto de 2006.

sábado, 26 de junho de 2010

EUA x Gana - 2ª partida das oitavas


Na segunda partida das oitavas de finais, jogaram EUA x Gana.
Gana era a esperança do continente africano se manter vivo na copa.
As duas seleções começaram o jogo com uma marcação muito forte e Gana entrou num esquema muito interessante. Pela apresentação da escalação mostrada pela Fifa antes do início das partidas, Gana jogaria com 5 zagueiros, mas na verdade os africanos jogaram da seguinte maneira:
- quando tinham a posse de bola: jogavam com 3 zagueiros, 6 no meio campo. Desses 6, 4 formavam uma linha e, logo à frente mais dois; logo depois, o atacante. Com isso os dois jogadores à frente do meio campo jogavam bem abertos e davam opções ao ataque, e com os 4 restantes no meio campo, sempre tinha alguém na sobra.
- quando não tinham a posse de bola: o atacante começava a marcação no campo de ataque, formavam uma linha de 4 jogadores marcando forte e na zaga uma linha com mais 5 jogadores. Com isso formaram um esquema “povoado”, não deixando espaço para a criação de jogadas americanas.


Para que esse esquema desse certo, os africanos tinham que contar com a sua velocidade habitual. Os ganeses conseguiram abrir o placar com Boateng em uma dessas jogadas rápidas. Após o gol, os norte americanos não se encontraram no jogo e começaram a fazer muitas faltas duras.
No segundo tempo, os EUA voltaram com uma postura mais tranqüila e mais ofensiva, e logo partiram para cima dos africanos tiveram algumas oportunidades, mas o esquema de Gana estava resistindo até que em uma jogada o zagueiro ganês cometeu um pênalti e na cobrança Donovan marcou em empatou. As duas seleções não conseguiram desempatar e foram os primeiros a disputar prorrogação nessa copa.
Na prorrogação, Gana avançou e conseguiu marcar novamente, agora com Gyan, desempatando a partida. Depois de conseguir a vantagem o segundo tempo da prorrogação foi praticamente ataque contra defesa. Os ganeses fizeram o tempo passar e se mantiveram na copa, mantendo a esperança do continente.



A partida de hoje contou com ilustres espectadores, estava lá o ex presidente americano Bill Clinton, o excelente jogador Kobe Bryant, além do cantor inglês Mick Jagger.
Com a passagem para as quartas de final, Gana já em sua segunda participação a sua melhor campanha. Em 2006 chegaram as oitavas e foram eliminados pelo Brasil por 3 a 0. Nessa copa já estão nas quartas.
Amanhã teremos duas grandes partidas: Alemanha x Inglaterra 11hs e Argentina x México 15h30.

Uruguai x Coréia do Sul - 1ª partida das oitavas


Enfim começaram as oitavas de finais.
E já no primeiro duelo, uma partida muito boa de ver.
O jogo começou veloz e aberto, os coreanos partiram logo para o ataque e em uma cobrança de falta, colocaram uma bola na trave.

Mas o Uruguai foi mais eficiente, pouco depois de sofrer com a bola na trave, chegaram ao seu gol. O primeiro tempo foi bem dinâmico de ambas as partes.
Os nossos vizinhos estão fazendo uma bela campanha no mundial, o ataque é bem articulado com Suarez e Forlan.

Após o gol sofrido, os coreanos se lançaram mais ainda ao ataque e dando os contra ataques aos uruguaios. Com isso o jogo ficou realmente muito aberto, mas as oportunidades criadas não foram concretizadas.

No início do segundo tempo o Uruguai apenas esperou a Coréia atacar, mas em certo momento recuou muito e sofreu muito com a pressão coreana, que de tanto pressionar chegou ao seu gol e empatou a partida.

Os dois primeiros gols foram falhas dos goleiros, que os atacantes aproveitaram.

Com o placar empatado, os uruguaios viram a necessidade de voltar a atacar e aos 35 minutos conseguiram o segundo gol, aliás, um golaço feito por Suarez, o seu segundo na partida.


Depois disso foi segurar o resultado e esperar o juiz apitar.
Os coreanos fizeram uma boa copa, mas os uruguaios depois de 40 anos estão novamente nas quartas de final.
Esperamos que as partidas sejam boas também nos outros duelos.

Fotos: Terra

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Será?


Eu estava analisando os campeões mundiais e reparei que temos uma coincidência acontecendo. Eu não vi ninguém comentando a respeito e por isso resolvi postar.
Vamos aos dados:

O Brasil foi campeão em 1970 e ficou num jejum de 24 anos, até vencer em 1994.

A Itália foi campeã em 1982 e ficou no mesmo jejum de 24 anos, vencendo apenas em 2006.

A Argentina foi campeã em 1986 e este ano completa 24 anos de jejum, será que vencerá em 2010? É favorita.

Se os "hermanos" vencerem, é preocupante para os brasileiros, afinal em 2014 com a copa no Brasil, a vez será da Alemanha, que amargará o mesmo jejum de 24 anos. Os Alemães venceram pela última vez em 1990, na casa dos rivais italianos. E mais uma coincidência, os alemães venceram copas em 1954,1974, 1990 e quem sabe em 2014.

Será que essa coincidência vai se repetir? Temos que aguardar para ver o que acontece.

Rodada do grupo H


O time da Espanha entrou em campo precisando vencer para se classificar e logo no começo da partida pressionou e o excelente atacante Fernando Torres teve duas oportunidades de marcar, mas esbarrou na defesa chilena.

A Espanha dominava a posse de bola e o Chile jogava nos contra ataques, e quando o melhor momento na partida era dos chilenos, num contra ataque Fernando Torres partiu em velocidade, quando o goleiro chileno, Bravo, cortou o lançamento, mas deixou a bola nos pés de David Villa que pegou de primeira e da intermediária chutou para o gol vazio, abrindo o placar.

Com o gol, os sul americanos se desesperaram e perderam a cabeça, começaram a fazer faltas excessivas e duras. Em uma jogada de velocidade e boa tabela os espanhóis chegaram ao seu segundo gol com Iniesta.

Inicio do primeiro tempo e logo o Chile conseguiu o seu gol, num chute de fora da área, a bola desviou no zagueiro Pique e enganou o goleiro Casillas.
Depois do gol, ainda vimos alguns ataques de ambas as partes mas sem muita vontade, afinal as duas estavam se classificando e não tinham porque forçar nada.

Na outra partida a Suíça não teve a competência de fazer sequer um único gol em Honduras e mesmo tendo vencido a Espanha na primeira rodada, foi eliminada, merecidamente.

Já temos todos os jogos definidos nas oitavas de final:

Uruguai x Coréia do Sul -------- 26/06/2010 – 11hs

EUA x Gana ----------------------- 26/06/2010 – 15h30

Alemanha x Inglaterra ---------- 27/06/2010 – 11hs

Argentina x México ------------- 27/06/2010 – 15h30

Holanda x Eslováquia ---------- 28/06/2010 – 11hs

Brasil x Chile --------------------- 28/06/2010 – 15h30

Paraguai x Japão -------------- 29/06/2010 – 11hs

Espanha x Portugal ------------ 29/06/2010 – 15h30


fotos: Terra

Rodada do grupo G

Desde quando Felipe Melo é jogador de seleção?

Aliás, até me surpreendeu, afinal eu achei que ele seria expulso na primeira partida do Brasil. Seus “chiliques” violentos só começaram na terceira partida.
O Dunga não fez o mesmo que com o Kaká, mas demorou em perceber que o Felipe Melo não estava no jogo. Ele recebeu uma falta dura do Pepe, que deveria ser expulso, mas independente disso, esse “cabeça de bagre” não pode entrar em provocação.

O juiz mexicano também não teve peito de expulsar o Gilberto Silva, porque foi pênalti no Tiago e ele deveria receber o segundo amarelo. Precisava controlar mais o jogo Sr. Benito Archundia, foi mal, muito fraquinho.
No fim do jogo o Sr. Lúcio que acha que é atacante, fez pênalti ao levar o braço na bola, já nos acréscimos.

Julio Batista não entrou no jogo, não fez nada, mesmo porque ele não rende tão bem assim jogando como o responsável criativo, se jogasse como segundo atacante renderia muito mais. Quem estava tentando fazer o papel criativo era o Daniel Alves, que também estava fora de posição, afinal ele é lateral direito. Nessas horas é que fica claro a falta que faz a presença de um meia criativo, que pare e pense no jogo, coisa que o Kaká também não é. O ideal seria ou o Ronaldinho Gaúcho, ou Alex do Spartak ou Alex do Fenerbahçe e/ou muitos outros.

Já que o Dunga não os convocou, se ele tivesse coragem e entendesse de futebol taticamente, o Brasil jogaria da seguinte forma: Luiz Fabiano, fixo de centro avante, Robinho e Nilmar se revezando pelos lados do campo, um volante de marcação, e Elano ou o Ramires, jogando de segundo volante e o Kaká no meio.

Tecnicamente o Brasil fez uma partida pífia, uma partida horrível. Mais uma vez mostrou que não sabe jogar contra quem joga para se defender. Se preparem para ver um jogo feio se o Brasil pegar a Suíça.

Tivemos uma imagem na televisão de algo que pode ser preocupante e pode ser relevante. Em um ataque português o goleiro Julio Cezar caiu para fazer a defesa e trocou a camisa, ao trocar a camisa foi mostrada nas suas costas uma cinta com duas hastes de aço para proteger a coluna. Mas se o Dunga e o próprio Julio Cezar disseram em coletivas que não havia lesão e não havia mais com o que se preocupar, porque do uso de tal cinta? Será que tem algo a ser escondido?


Costa do Marfim venceu os Coreanos por 3 a 0 mas precisavam torcer contra Portugal, e mesmo com a vitória africana, estão eliminados.

Vejamos quem serão os adversários de Brasil e Portugal hoje 15:30.

fotos: Terra

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rodada do grupo E


A Holanda já classificada jogou, contra a já eliminada Camarões, apenas pela definição do primeiro lugar no grupo. E conseguiu se manter na primeira colocação, venceu os africanos por 2 a 1 e se tornou a segunda seleção 100% nessa copa, 3 jogos e 3 vitórias, a primeira foi a Argentina.

O jogo entre Japão e Dinamarca se destacou pela forte marcação japonesa, que não deu espaço aos europeus e também pelas bolas paradas.
Os dinamarqueses tiveram uma posse de bola de 60% no primeiro tempo, porém não souberam produzir, fizeram apenas 2 boas jogadas, mas não as fizeram refletir em gol.

Os japoneses por sua vez, marcaram no seu campo de defesa, afinal com o empate já estariam classificados e só se arriscaram nos contra ataques. Em duas bolas paradas os orientais cobraram as faltas muito bem e marcaram seus dois primeiros gols.

Os nórdicos se perderam completamente, eles que já fizeram boas partidas em outras copas, sofrem com uma geração fraquíssima. Eles até conseguiram fazer um gol em cobrança de pênalti, mas logo depois os japoneses aumentaram e fecharam o placar.

Nas oitavas de finais teremos Holanda x Eslováquia e Paraguai x Japão.

Amanhã teremos as definições dos últimos 2 grupos.
fotos: Terra

Mandato ou Reinado ?


Ricardo Teixeira. Quando vamos nos livrar dessa sanguessuga?
Tal figura inescrupulosa e mau caráter que preside a Confederação Brasileira de Futebol desde 1989. Depois de ter a capacidade de aparecer na mídia dizendo para vigiarmos as contas da copa de 2014, que será realizada no Brasil, para que não haja desvio de verba ou superfaturamento. É mesmo muita falta de vergonha na cara. Esse ato foi comentado, a meu ver corretamente, pelo jornalista Jorge Kajuru que disse: “é o mesmo que o Fernandinho Beira-Mar ir para a mídia e dizer: olha, não consumam droga, isso é crime e está errado.”

Uma das peripécias do presidente da CBF foi comprar um jatinho para a CBF ao custo módico de US$ 10 milhões. A aeronave Cessna, Modelo Citation CJ4 com capacidade para apenas oito passageiros. Mas ingenuamente poderíamos nos perguntar, mas uma delegação da seleção não é bem maior?
Sim, claro que sim, mas esse avião não é para transportar a seleção. A seleção viaja em vôos da TAM que é patrocinadora da seleção. Ele só foi comprado para transportar os “cartolas” da confederação e seus convidados.

A seleção tem 10 patrocinadores, nada mais do que justo, se esse dinheiro fosse realmente bem aplicado.

Os patrocinadores são:
- Grupo Pão de açúcar (Extra): Não revelaram o valor
-Gillette: Não revelaram o valor
-AmBev (guaraná antártica ): Os valores giram em torno de US$ 15 milhões anuais.
-Itaú: US$ 15 milhões anuais
-Nestlé: R$ 10 milhões anualmente. O patrocínio tem validade até o Mundial de 2014.
-Nike: US$ 12 milhões anuais mais US$ 06 milhões se o Brasil for campeão.
-Seara: Não revelou o valor.
-TAM: O acordo que tem duração de 4 anos (até 2011) com a CBF permitirá que toda a delegação viaje pelo Brasil e exterior com oferecimento da TAM.
-Vivo: US$ 15 milhões anuais.
-Volkswagen: Não revelou o valor.

Mas não vemos esse dinheiro ser bem utilizado.
A CBF tem uma sede no centro do rio de janeiro, mas desde 2002 se mudou para a barra da tijuca em um imóvel alugado. Agora, parece que fará uma nova sede também na barra, como está nesta notícia.
O mais interessante é que podemos constatar quão “maravilhosa” é a estrutura que temos assim como o “elevado” nível do campeonato brasileiro de futebol, tanto nas séries A, B, C e a recentemente criada D.
O campeonato é feito “nas coxas”, nivelado por baixo e os clubes todos desestruturados, precisando vender os melhores jogadores para conseguirem se manter.

Esperem sair o balanço dos gastos da Copa de 2014 no Brasil, para ver o tamanho do estrago.
A roubalheira já começou, as obras estão atrasadas propositalmente, para que o dinheiro público seja despejado nas obras que precisarão ser concluídas.

Ricardo Teixeira não burro, ele conseguiu retirar o Morumbi das sedes, entenda como e porque aqui e aqui.

Que vitória nós conseguimos ao sediar tal copa, não acham?

Rodada do grupo F


Em um grupo com Itália, Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, antes que a copa começasse, em quem você apostaria?
Mas a realidade do grupo foi outra completamente diferente do esperado, com jogos muito fracos, a seleção que melhor jogou foi a paraguaia. Aliás os paraguaios estão jogando abaixo do que poderiam e apresentaram nas eliminatórias.

A seleção italiana, atual campeã, jogou um futebol muito burocrático e muito feio durante toda a competição. A partida de hoje entre Itália e Eslováquia foi horrível, um jogo de muito mais erros que acertos. Em um erro na saída de bola italiana os eslovacos se aproveitaram e marcaram o primeiro gol do jogo com Vittek. Na segunda etapa os eslovacos ainda marcaram novamente com Vittek que depois do passe de Hamsik, fez o segundo.

A Itália ainda tentou a entrada do Andréa Pirlo, que entrou no sacrifício por não estar 100% fisicamente, mas já sem adiantar nada. Os italianos já jogavam no desespero e nomes como Daniele de Rossi, Chielini, e alguns outros, que são ótimos jogadores, não atuaram nessa copa nem perto do que podem jogar.

Aos 35 Quagliarella fez ótima jogada e tabelou com Iaquinta e chutou para o gol e no rebote Di Natale diminuiu para os italianos. Os eslovacos marcaram novamente aos 43 minutos e os italianos marcaram aos 47 novamente com Quagliarella. Gols obtidos muito mais na vontade e nos erros adversários do que propriamente por qualidade dos jogadores. O jogo ganhou dramaticidade no fim e ganhou emoção. Com o resultado os eslovacos ficaram com a vaga e a segunda colocação no grupo.

O Paraguai que já estava praticamente classificado, por ser a única seleção que havia vencido no grupo, criou algumas oportunidades, mas também errou muito. Não tem muito que ser comentado de jogos tão fracos tecnicamente e criativamente.

Me resta apenas informar os resultados das partidas e os classificados. Essa copa do mundo está muito fraca tecnicamente, espero que os jogos da tarde melhorem.
fotos: Terra

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dunga, Globo e CBF


Sou completamente favorável a igualdade e todos os outros direitos que nos são garantidos na constituição. A Rede Globo, como se sabe, manda e desmanda no futebol brasileiro e sempre o fez. E continuará fazendo na CBF enquanto o Sr. Ricardo Teixeira estiver no comando da entidade. Os “pactos”, “acordos” entre eles não são de hoje.

A Globo fez uma reportagem investigativa, provando vários crimes, denunciados pela CPI do futebol contra o Ricardo Teixeira. Com isso o que pretendia a rede Globo? Poder de barganha. E conseguiu, pois o Ricardo Teixeira renegociou em 2002, junto à FIFA, os direitos de transmissão das Copas seguintes para a Globo, que eram de 200 milhões para 80 milhões.
Isso aí prova os “acordos” que CBF e a Globo mantém.

O que aconteceu, e ainda está acontecendo, entre o Dunga e a Globo nada mais é que uma briguinha dos que detém o poder.
Acontece que, o que circula por aí, é que a Sra. Fátima Bernardes, "protegida" por um acordo feito entre a Rede Globo e o Sr. Ricardo Teixeira, para fazer uma entrevista “exclusiva” com o técnico e os jogadores da seleção, foi colocada para fora do hotel do Brasil. O acordo não foi cumprido, a entrevista foi negada pelo Dunga.

Concordo que esses privilégios devem acabar, aliás, eram para ter acabado. Agora, o problema maior é como a coisa vem acontecendo. O Dunga tem que saber lidar com as coisas, ele está tentando proibir uma coisa que não foi decidida por ele, e sim pelo seu superior hierárquico, mesmo que de forma absurda.
Concordo que tenha que peitar, mas quando a “porrada” vier como contra ataque, como veio, não pode perder a cabeça e xingar uma pessoa, ainda mais sabendo que está sendo filmado e com microfones.

Falar palavrões aos repórteres não é comportamento adequado de alguém na posição dele, afinal a ofensa ao jornalista pode gerar uma punição ao próprio técnico.

O Luis Felipe Scolari foi contestado inúmeras vezes e chamado de burro por não levar o Romário em 2002, só que em nenhum momento ele ofendeu ninguém, e muito menos foi frouxo por isso. Tanto que após sua conquista em 2002, sem o Romário, a CBF queria renovar o contrato do Felipão até 2006, mas com uma condição do Zagallo ser coordenador técnico. O que foi negado pelo treinador.

Brigar, xingar, ofender, não demonstram valentia, coragem e superioridade. Peitar o que está errado tem que ser feito, mas com inteligência e na hora exata. Não adianta gerar um clima de briga entre a seleção e a imprensa.
E muito mais, não adianta tratar todos da mesma forma, como ofensas feitas ao repórter Cícero Mello, da ESPN, ainda na preparação para a copa, e a tantos outros como coloquei num post anterior.

Não concordo com o tratamento dado pela CBF à Rede Globo, mas também não concordo com a forma do Dunga fazer as coisas, dessa forma ele está provando que é realmente burro.

Rodada do grupo D


Pelo grupo D dois jogos aconteceram hoje, Alemanha e Gana, Austrália e Sérvia. Todos no grupo tinham chance de se classificar, sérvia venceu a Alemanha e era favorita a se classificar. Gana que venceu a Sérvia e empatou com a Austrália também tinha grandes chances, bastava um empate contra os bávaros.

Alemanha que precisava do resultado começou a partida buscando o jogo e partiu logo para cima, mas encontrou boa marcação dos africanos. O primeiro tempo foi bem aberto, com chances para os dois lados. No início da segunda etapa, Gana se retraiu um pouco mais porque o resultado lhe era favorável, já os alemães avançaram ainda mais. Uma curiosidade da partida, são os irmãos Boateng jogando, só que um por Gana (Prince Boateng) e o outro naturalizado Alemão (Jansen Boateng).

Em um belo chute de fora da área, o habilidoso e canhoto meia, Özil, abriu o placar para os alemães. Mesmo já vencendo e se classificando, os alemães continuaram atacando. Com o resultado perigoso e dependendo do outro jogo para se classificar, os africanos resolveram atacar.

Na outra partida, sérvia que dependia dela para se classificar, conseguiu a proeza de perder para a Austrália por 2 a 1, com o resultado as duas morreram abraçadas.

Isso comprova que o futebol não é uma ciência exata, pois a Alemanha venceu a Austrália por 4 a 0 e perdeu para a Sérvia por 1 a 0. Austrália venceu a Sérvia por 2 a 1.

Com os resultados de hoje, veremos um confronto de gigantes já nas oitavas de finais.
Alemanha (1ª do grupo D) x Inglaterra (2ª do grupo C), a outra partida será entre EUA (1ª do grupo C) x Gana (2ª do grupo D).

Amanhã teremos mais.
fotos: Terra

Rodada do grupo C


E finalmente começou a Copa do Mundo para a seleção da Inglaterra, começou ainda em tempo de se classificar, com a vitória sobre a Eslovênia.

Fábio Capello precisou passar um vexame em duas partidas na copa para fazer a mudança no ataque, que eu comentei em um post anterior. Com a saída de Heskey e a entrada de Defoe, os ingleses conseguiram produzir muito mais com sua velocidade, o time cresceu muito e teve muitas oportunidades no primeiro tempo e chegou ao gol, justamente com Defoe.

Segundo tempo foi um jogo aberto porque a Eslovênia corria o risco de ficar fora da próxima fase se a Argélia ganhasse de 2 a 0 ou se os EUA ganhassem pelo placar mínimo. Com isso as chances foram aparecendo, muito mais para a Inglaterra que esbarrou no excelente goleiro Handanovic, sem dúvida nenhuma, um dos melhores da copa, se o não for o melhor.

Estados Unidos e Argélia fizeram uma partida de muitos gols perdidos e estavam empatando até aos 44 minutos do segundo tempo e sendo eliminadas. Numa jogada rápida do ataque americano, num cruzamento rasteiro a zaga dá o rebote e Donovan marca para a seleção americana, que passa de eliminada à primeira colocada no grupo C.

Com esses resultados podemos ter já nas oitavas de final um confronto de gigantes.
Se a Alemanha que joga hoje 15:30 se classificar em primeira no seu grupo, enfrentará a Inglaterra.

Mais tarde volto para os comentários do grupo D.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Rodada do grupo B


Nenhuma surpresa no grupo, esperava-se que a Argentina realmente se classificasse em primeiro e o fez acumulando 3 vitórias, e quanto ao segundo colocado era provável que fosse a Coréia do Sul, pelo futebol que apresentou até a rodada de hoje. A Nigéria mostrou muito mais defeitos que os coreanos e a Grécia jogou efetivamente na retranca, mas sem produzir nada no ataque. No primeiro tempo da partida de hoje os gregos não deram sequer um chute ao gol.

Maradona poupou vários jogadores, como Higuain, Heinze, Mascherano, Tevez, e alguns outros. O grande problema do Dieguito para os próximos jogos é a lesão do seu melhor zagueiro, Walter Samuel, que aconteceu ainda no jogo passado. Demichelis é brincadeira, ele é ruim demais.

Argentina não se esforçou muito, teve dificuldade como todos tem para jogar com equipes fechadas, mas a criatividade prevaleceu. Messi, muito bem marcado o jogo inteiro pouco apareceu, mas em uma jogada individual no fim, driblando alguns gregos, chutou para a defesa do goleiro e no rebote o atacante Palermo que acabara de entrar marcou o segundo da Argentina.

Coréia do sul e Nigéria não tinham outras opções a não ser jogar, principalmente os africanos que necessitavam da vitória. A Coréia do Sul se classificava com o seu empate e a vitória ou empate da Argentina, mas após o gol da Nigéria no início do jogo os coreanos tiveram que correr.

Muitas coincidências com as datas em copas do mundo, o Brasil ficou 24 anos sem ser campão, 1970 -1994. Depois foi a Itália que ficou 24 anos, 1982 – 2006. Esse ano a Argentina completa 24 anos, 1986 – 2010. Seria uma previsão do campeão ?

Com o fechamento do grupo B, tivemos a definição dos primeiros confrontos:
Uruguai x Coréia do Sul e Argentina x México.

Rodada do Grupo A

Uruguai e o México se enfrentaram e dependiam apenas de um empate entre elas para se classificarem, mas não fizeram isso, procuraram o gol e tentaram resolver a partida.

No outro jogo, França e a anfitriã África do sul, tentavam uma sobrevida na copa e dependiam de uma combinação de resultados para sua classificação.

Com todas as brigas envolvidas na equipe francesa, o time entrou em campo parecendo ir disputar um amistoso e não uma copa do mundo. A África do sul que ainda tinha esperança, mas esbarrava no resultado que teria que fazer, entrou determinada e buscando a vitória.

Conseguiu abrir 2 a 0 e ainda contou com a vitória do Uruguai contra os mexicanos, na segunda etapa a França conseguiu descontar mas não apagou o vexame dado nessa copa.

Ao final das partidas: África do Sul 2 x 1 França e Uruguai 1 x 0 México, temos os classificados do grupo A, Uruguai e o México.

Pela primeira vez em uma copa temos a seleção anfitriã eliminada na primeira fase, os sul africanos precisavam de mais dois gols para conseguir a classificação.

Os prováveis confrontos nas oitavas serão: Uruguai (1º do grupo A) x Coréia do Sul (provavelmente 2º do grupo B) e México (2º do grupo A) x Argentina (provavelmente 1ª do grupo B).

As definições do grupo B saem hoje 15:30hs. Até mais tarde.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga ou Zangado ?


 
 
 

Quem o Dunga pensa que é?
O ditado antigo diz que se quiser conhecer uma pessoa, dê poderes a ela.
E estamos vendo que esse ditado é verdadeiro no caso do Dunga.
Em todas as entrevistas coletivas o Dunga arruma um problema, não dá pra entender. As pessoas reclamavam da escalação dele e questionaram a convocação, até aí é o papel da imprensa. Depois de passada a convocação e que o grupo já estava na África do Sul, nenhuma pergunta dirigida ao dunga foi ofensiva, ou com intuito de fazer chacota.

E impressionantemente o técnico da seleção brasileira, olha para a imprensa como inimigos e não tenta levar aos torcedores a imagem de que realmente joga pelo torcedor como ele cansou de dizer. O que dá a entender é que o Dunga quer que os jogadores joguem pra ele, para que ele seja o soberano.

Estou escrevendo depois de várias vezes, poder ver as coletivas e sempre alguma confusão acontecer. Separei alguns links que provam os acontecimentos:

FolhaOnline
Youtube1
Youtube2
Youtube3
Youtube4

Agora vejam esse vídeo aqui e vejam o tratamento dado pela federação italiana aos jornalistas que tem a intenção de cobrir a sua seleção. Isso porque a Itália não vive um bom momento.

O que o Dunga tem que entender é que os jornalistas que estão na copa do mundo não estão lá para torcer e sim para fazer a cobertura imparcial dos fatos. Tem que mostrar o que está acontecendo e alguns deles opinarem, dependendo da sua função. Trazer o conteúdo para quem assiste. Quando o jornalista não estiver no ar, obviamente ele vai torcer, mas isso não pode ser demonstrado.
Ele não pode pensar que o jornalista vá para a copa para distorcer a realidade e muito menos esconder algo que aconteça para “proteger” a seleção.
Alguns veículos de imprensa como a Rede Globo que em seu próprio slogan diz: “o nosso esporte é torcer para o Brasil”, demonstram torcer, o que é ridículo. Isso não é jornalismo.
E esse slogan apareceu depois do “pacto” entre a CBF e a Rede Globo, que sempre teve privilégios com os treinadores que pela seleção passaram. Após a agressão verbal desnecessária do Dunga, provavelmente, o “pacto” já era. Dunga pode ter os problemas que quiser com qualquer veículo de imprensa, o que ele não pode é julgar todos da mesma forma.
Leia aqui mais sobre o pacto aqui.

A FIFA vai analisar as imagens da coletiva de ontem do Dunga e os xingamentos por ele proferidos ao repórter Alex Escobar e pode punir o treinador brasileiro. Sinceramente eu espero que isso aconteça, porque quando o Maradona ofendeu alguns jornalistas depois do último jogo nas eliminatórias também foi punido.

Espero o mesmo tratamento da entidade máxima do futebol, não digo que espero a mesma punição, mas que haja punição.

Fúria, ou não tão furiosa assim ?


A Fúria começa a mostrar sinais de que está retornando.
Hoje contra a seleção de Honduras, já apresentou um futebol muito melhor do que na partida contra a Suíça, sinais de que o time está se encaixando. Óbvio que os apreciadores do futebol esperam sempre mais de um time tão talentoso individualmente.

A seleção espanhola de 2008 que encantou na Eurocopa está, mesmo que aos poucos, reaparecendo. Hoje em vários momentos o time trocou passes com muita qualidade e criou muitas oportunidades que o ataque ainda não conseguiu acertar. O que faltou no primeiro jogo foi a referência de um jogador na área, suprida nesse jogo por Fernando Torres. Torres que ainda volta de lesão e não está 100%, deu uma qualidade muito maior à Fúria.

Hoje com a presença do centroavante Villa pode sair mais da área e fazer sua função de segundo atacante, que é transitar livre pela área, e aparecendo nas pontas; enfim, buscando mais o jogo e abrindo espaços na defesa.

É uma seleção talentosíssima, e de muita posse de bola.
Tem que ser registrado também, o que apanhou o zagueiro Pique nos dois jogos da Espanha, no primeiro sofreu um corte no supercílio e hoje tomou uma pancada na boca

Uma deficiência grande da Espanha são as laterais, eu ainda prefiro o Arbeloa jogando na direta no lugar do Sérgio Ramos.
Vamos ver se a Fúria passa pelo Chile e se classifica para a próxima fase. Se classificando, se o faz em 1º ou segundo do grupo. Isso é importante porque o cruzamento desse grupo é como o grupo do Brasil.

É esperar a conclusão do Grupo.