quarta-feira, 21 de julho de 2010

10ª rodada - Início

Início da 10ª rodada do Brasileirão

O São Paulo fez um primeiro tempo ridículo, e o Grêmio Prudente não virou o jogo ainda na primeira etapa por erros de conclusão, porque mostrou muito mais futebol que o tricolor.

O técnico Ricardo Gomes entrou jogando com o esquema 3-5-2 que na teoria são, 3 zagueiros, 5 no meio campo e dois atacantes. A diferença é que na verdade desses 5 no meio campo, 2 são Alas (laterais que avançam muito, quase como 2 atacantes) e os outros 3 são: 2 meias e 1 volante ou 1 meia e 2 volantes.

Essa imagem abaixo mostra como é originalmente um esquema 3-5-2.

O São Paulo hoje “no papel” entrou jogando com o 3-5-2 porém na verdade era praticamente um 8-0-2 porque eram:
- 3 Zagueiros: Xandão, Alex Silva e Miranda;
- 2 Alas: Júnior Cesar (que quase não subiu) e Jean (Jean é volante e jogou improvisado)
- 3 Volantes: Rodrigo Souto, Cléber Santana e Hernanes*
- 2 Atacantes: Washington (que é jogador de área e não volta muito) e Fernandinho (que originalmente é meia e joga na ponta esquerda)

Com isso se criou uma área vazia na parte ofensiva do São Paulo, isolando os dois atacantes do resto do time. O que não dá para entender é porque jogar assim em casa, tudo bem que quarta feira é libertadores, mas isso não justifica. Até porque o São Paulo jogou mais ou menos assim nas duas partidas anteriores também (perdeu as duas) e a libertadores é daqui uma semana.

* O Hernanes é um ótimo jogador, o que tem que ser analisado é que simplesmente ele é Volante, não é meia de criação. Suas melhores partidas são jogando como segundo volante.

Qualquer jogador que tem um passe um pouco melhor vira meia no Brasil, tem que parar com essa coisa ridícula.

Somente com 17 minutos do segundo tempo o Ricardo Gomes tirou o Rodrigo Souto e colocou o Marlos e aos 26 ele colocou Marcelinho Paraíba no lugar de Fernandinho.
Agora vem a pergunta, porque não entrar jogando no ataque? Ainda mais em casa. Estou cansado de ver no futebol esse “bando” de técnicos covardes, que primeiro se preocupam em não perder para depois tentar ganhar.
Depois que a coisa está feia em campo, colocam vários atacantes e o jogador que se vire pra resolver.

Consistência defensiva é uma coisa, retranca é outra. Excelente você ter uma boa defesa, mas que você seja objetivo. Nem a defesa do São Paulo que tem histórico de solidez, está conseguindo se encontrar.

Pensa comigo, em 3 partidas:
- se você jogar ofensivamente, e por descuido ou falta de competência, só ganhar uma partida, você terá 3 pontos.
- se você jogar se defendendo e empatar 3 partidas terá os mesmos 3 pontos.

A diferença é que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e quem jogou ofensivamente estará na frente do outro que se defendeu mais.

Porque então jogar tão na retranca?

O Internacional vem jogando um futebol bem razoável, sem aquela beleza, mas produzindo seus resultados. Tem um bom elenco, assim como o São Paulo, e venceu o Atlético-MG de Luxemburgo em Minas Gerais.
Quarta feira o time gaúcho enfrenta o tricolor paulista pela copa Libertadores da América. Um ótimo confronto que comentarei aqui.
O outro jogo que começou as 19h30 foi entre Vitória-BA e Goiás, em Salvador e terminou empatado por 2 a 2.

Hoje às 21hs tem Flamengo x Avaí e às 21h50 teremos: Atlético-GO x Corinthians, Grêmio x Vasco e Atlético-PR x Santos.

Ao fim da rodada, que termina na quinta feira, farei um post comentando os outros jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário